top of page

Cultura Argentina

A cultura da Argentina é diversa, graças ao caráter pluricultural do país, uma de suas variedades geográficas é a combinação das muitas identidades étnicas, principalmente a europeia, que compõem sua população. Entre elas existe o Tango. A cultura Argentina tem como origem a mescla de outras que se encontraram durante o período das imigrações. Quanto às ideologias, destacam-se o pensamento e a linguagem social-democrata, bem como a fé na liberdade, na democracia e no respeito aos direitos humanos. Há no país uma grande diversidade de atividades culturais e artísticas de renome internacional, teatro, pintura, escultura, música e literatura. As cidades mais importantes, notadamente Buenos Aires, são palco diário de conferências, concertos, exposições, museus, cursos, peças de teatro e balé. Os cinemas são abundantes nas grandes cidades. A música popular, como o tango, a música tradicional e até o rock são interpretados e dançados em locais de ampla afluência pública.
Uma das maiores paixões dos argentinos é o futebol, com alguns estádios conhecidos com capacidade de mais de 60.000 pessoas. O polo argentino é conhecido internacionalmente, tanto pela excelência de seus jogadores como pela qualidade dos cavalos. Tenis, paddle, hockey, rugby são atividades praticadas pela população. A prática do esqui em suas diversas modalidades acontecem durante toda a época do inverno, entre os meses de junho e setembro. Esportes aquáticos, como barco a vela e a motor, windsurfe, esqui aquático se praticam nos rios, lagos e em todo o litoral. Além da possibilidade de praticar equitação, trekking, montanhismo, mountain bike, asa-delta, rafting, canoagem, mergulho, entre outros por todo país.

Culinária Argentina

A cozinha argentina oferece ao visitante a possibilidade de saborear pratos típicos tendo como ingrediente principal a carne que é uma sólida reputação em todo mundo por sua qualidade. Os restaurantes típicos, chamados parrillas, oferecem as mais diversas probabilidades de provar a típica carne assada, além de oferecer ao visitante pratos variados, assim como os pratos clássicos do resto do país. Aqui ou deixar uma lista de comidas típicas Argentina:

5 PRINCIPAIS PRATOS DA ARGENTINA

milanesa.jpg

Milanesa: Outro clássico entre as comidas típicas da Argentina é a Milanesa, que nada mais é do que um bife à milanesa feito, geralmente, com coxão mole ou patinho. Se você é fã de parmegiana, quando estiver na Argentina certifique-se de pedir ao garçom uma versão “a la Napolitana” do prato. Assim, a carne virá coberta com molho de tomate e queijo. A milanesa costuma ser servida com batatas fritas, mas é possível solicitar também um purê de batatas para acompanhar.

locro.jpg

Locro: Este prato não é tão comum em Buenos Aires, mas sim nas cidades mais ao norte da Argentina – principalmente na região da Cordilheira dos Andes. Trata-se de um ensopado elaborado com milho, feijão, carne de porco, abóbora e algumas especiarias. É bem encorpado e bastante consumido pelos locais. Vale a pena experimentar.

choripan.jpg

Choripán: Uma das comidas mais comuns na Argentina é o Choripán, que se parece com um hot dog. Ele nada mais é do que um pão com linguiça, alguns temperinhos verdes e cebola para completar. Perfeito para quando bate a fome e tudo o que você deseja é uma refeição barata e prática.

bife de chorizo.jpg

Bife de Chorizo: Outro prato presente na maioria dos cardápios de restaurantes e churrascarias da Argentina é o bife de Chorizo. Quando o assunto é gastronomia, o país é muito lembrado por suas carnes. O bife de Chorizo é um corte sem osso da carne de vaca, extraído do miolo do contrafilé. Ele é característico por sua maciez. Quando estiver no restaurante, porém, lembre-se de especificar bem como você deseja o ponto, caso contrário, ele normalmente chega mal passado à mesa.

empanada.jpg

Empanada: O nível de popularidade da empanada na Argentina é equivalente ao da coxinha no Brasil. É o tipo de lanche rápido mais adorado no país: presente em praticamente todos os estabelecimentos. Semelhantes a um pastel, elas podem ser fritas ou assadas no forno. Embora o sabor mais tradicional seja o de carne, há versões com queijo e presunto, queijo e cebola, frango e muito mais.

5 PRINCIPAIS, SOBREMESAS ARGENTINA

alfajour.jpg

Alfajor: Marca registrada da Argentina, talvez seja tão famoso quanto o doce de leite porque na maioria é recheado com doce de leite. Tendo várias marcas para provar como: Havana e Cachafaz que são as mais conhecidas fora do País.

Pastafrola Argentina.jpg

Pastafrola Argentina: Outro clássico doce argentino. Existem versões que dizem que tem origem italiana e outras que afirmam uma origem suíça. É preparada com uma massa de torta, coberta por uma camada de marmelada que, por sua vez, é coberta por tiras da massa de torta formando um quadriculado. É bastante comum como acompanhamento do mate, que por sinal, é uma das bebidas preferidas dos Argentinos.

medialuna.jpg

Medialunas Argentinas (uma das facturas mais consumidas no País: Se você não comer uma dessas delicias durante sua viagem, algo está errado. De origem austríaca, mas popularizada na França, a medialuna chegou à Argentina com os imigrantes e se tornou muito popular. Acompanhada de mate ou de um cortado (café com leite), existem duas variações: de grasa, mais crocantes e folheadas, ou de manteca, mais gordinhas e esponjosas. Ficam uma delícia com doce de leite ou queijo com presunto.

Pastelitos Argentinos.jpg

Pastelitos Argentinos: Se o Locro é o prato principal tradicional dos feriados patrióticos argentinos, a sobremesa que não pode faltar é o pastelito. São preparadas pequenas trouxinhas com um massa folhada, recheadas de doce de marmelo ou de batata, que são fritas em óleo de girassol e depois polvilhadas com uma espécie de granulado, geralmente brancos e azuis.

dulce de leche.jpg

Doce de Leite: No café da manhã, no sorvete, na sobremesa! Opções não faltam. Entre no supermercado, compre qualquer potinho de doce de leite e seja feliz. PORÉM, existem outros doces argentinos que fazem parte do dia-a-dia do povo local e que talvez você goste de experimentar.

bottom of page